Site Loader

Os benefícios do BIM na construção civil

BIM é uma sigla para Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informações da Construção. Na prática, trata-se de uma metodologia que permite criar um modelo virtual expandido de uma edificação, apresentando diversos detalhes para quem pretende planejar, projetar e executar a obra.

Mais especificamente, a metodologia BIM consegue especificar e integrar diversos atributos de um projeto de construção, criando protótipos minuciosos da obra. Um projeto fundamentado em BIM fornece informações precisas para engenheiros, arquitetos, planejadores e outros profissionais, ou seja, a obra fica totalmente interconectada, o que facilita a resolução de problemas e a otimização do tempo de trabalho. Acompanhe as próximas informações e saiba mais:

BIM: uma alternativa completa

Engana-se quem pensa que um software baseado em BIM apenas cria um “modelo 3D” da obra. Na verdade, ele também reúne informações como dimensões das paredes, localização de canos hidráulicos, quantidade de insumos e mão de obra necessárias, entre outros dados de extrema importância para a finalização do projeto.

Basicamente, o BIM não oferece apenas uma modelagem 3D, mas uma série de dados “paramétricos”, isto é, cada objeto que compõe a edificação passa a aceitar parâmetros e informações que influenciam no trabalho geral da construção.

Por exemplo, um orçamentista pode adicionar informações sobre o custo de um material, enquanto o engenheiro provê os cálculos de metragem, profundidade, etc. Todos os dados ficarão guardados no arquivo de modelagem, permitindo que os profissionais envolvidos acessem várias informações ao mesmo tempo e tomem decisões mais assertivas.

BIM: realismo que aumenta as chances de sucesso

No segmento da construção civil, é importante trabalhar com planejamentos bem próximos da realidade. Felizmente, o BIM possibilita um alto índice de realismo e compatibilização em cada projeto, evitando erros e enganos.

Por exemplo, ao utilizar o BIM na modelagem de uma parede, é possível especificar não somente os parâmetros de espessura, largura e altura, mas também as propriedades acústicas, térmicas, materiais, entre outras informações. O resultado é um planejamento extremamente apurado que eleva as chances de sucesso da obra.

BIM: vantagens comprovadas

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa McGraw Hill Construction, as tecnologias que utilizam o conceito BIM fornecem uma série de vantagens quando comparadas às tecnologias básicas.

Ficou constatado que o BIM garante uma melhor compreensão das intenções de design, além da redução dos conflitos durante a construção. Também proporciona maior agilidade nos ciclos de aprovação do cliente e maior controle nas previsões de custos.

O BIM oferece ainda a opção de experimentar soluções antes que a construção esteja estruturada no local. É possível, por exemplo, testar revestimentos, cores, pinturas, entre outras variáveis, visualizando os resultados com maior precisão.

Por fim, é importante ressaltar que o BIM agiliza a entrega de prédios e residências, tornando mais fácil a conclusão de obras para quem compra imóvel na planta.

A tecnologia BIM faz parte do cotidiano da AZM Construtora e de seus projetos pensados para que você viva no melhor imóvel: o seu.

Post Author: azm_blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *