Site Loader

Para muitas pessoas o sonho da casa própria parece distante ou quase impossível, a principal queixa para o adiamento dessa vontade é a falta de dinheiro, já que a compra de um imóvel geralmente exige um alto investimento, o que pode ser difícil para boa parte dos brasileiros. Mas será que esse sonho está mesmo distante de se realizar?

Separamos algumas dicas para te ajudar a se planejar e a conquistar esse objetivo.

Reconheça seus hábitos financeiros

Antes de decidir qual imóvel comprar, é importante colocar no papel todas as suas despesas mensais. Se você não consegue guardar dinheiro no final do mês, é hora de repensar seus gastos, já que as parcelas de um financiamento podem pesar no orçamento. Faça uma planilha de gastos e coloque tudo aquilo que você gasta no mês, para ter controle e consciência das suas finanças.

Comece a poupar seu dinheiro

Depois de reorganizar suas despesas e cortar aqueles gastos que podem ser eliminados, é hora de pensar em poupar sua renda, ou você também pode pensar em investir, existem várias formas de aplicar seu dinheiro para que ele renda mais. O ideal é que você comece poupando pelo menos 30% da sua renda mensal, porque além de poupar, você também estará pronto para quando começar a pagar as parcelas do seu imóvel.

Pense a longo prazo

Outra dica importante, é pensar como estará a sua situação no futuro. Se seu trabalho é estável ou temporário, se tem pretensão de aumento salarial ao longo dos anos ou uma possível mudança de cargo, e também se você planeja ter uma família no futuro, se pensa em ter filhos e quantos. Todas essas informações vão te ajudar na hora de decidir que tipo de imóvel escolher, se será uma casa ou apartamento, quantos quartos e metros quadrados serão necessários, qual a melhor localização e qual a infraestrutura mais adequada.

Saiba quais são as documentações necessárias

Além dos custos de compra, o processo de financiamento também envolve a escrituração e pagamento de impostos básicos que são:

● ITBI (Imposto sobre Transmissão de Imóveis).

● Custo de avaliação do estado da propriedade por especialistas.

● Custo dos documentos de análise jurídica.

● Documentos autenticados e registro de propriedade.

Para não afetar seu planejamento financeiro, tenha em mente que valores adicionais de documentação poderão surgir, então guarde um pouco mais que o planejado, para evitar eventuais surpresas.

Saiba qual a melhor forma de pagamento

Existem várias possibilidades de pagamento na hora de adquirir um imóvel, dentre elas estão o financiamento, pagamento à vista, permuta, entrada mais parcelas, entre outros. A forma de pagamento mais adequada vai variar de acordo com as necessidades e vontades de cada cliente, para saber qual a maneira mais adequada para você, nós da AZM daremos todo o suporte necessário durante esse processo.

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para conseguir se planejar e conquistar o seu sonho, conte com a AZM para te orientar quanto à documentação necessária e fazer simulação do financiamento que cabe no seu bolso. Entre em contato com a gente:

Chat ou formulário no site: azmconstrutora.com.br
Telefone: (34) 3235-6005
Whatsapp: (34) 99290-0024

Post Author: azm_blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *