Site Loader

É conhecido como crédito habitacional ou crédito imobiliário aquele concedido por instituições financeiras para construção, reforma ou aquisição de imóvel.

Além de ser caracterizado por sua finalidade específica quanto ao uso do capital, esse tipo de crédito diferencia-se dos demais porque, em geral, tem condições especiais de pagamento, como prazos mais longos e juros mais baixos.

Tais condições fazem com que, hoje, o conhecido financiamento imobiliário – isto é, a concessão de crédito ao consumidor que não dispõe do capital total para compra – seja uma das principais e das melhores formas de adquirir um imóvel.

No caminho pela busca do crédito imobiliário ou da tão conhecida carta de crédito, uma das etapas mais importantes é a da organização da documentação. Isso porque, em uma operação de financiamento, ela servirá de garantia de que as parcelas do imóvel serão devidamente quitadas. Isso quer dizer a documentação é importante fator que determina se a pessoa está ou não apta a pagar as parcelas do imóvel.

É preciso lembrar que o financiamento só é aprovado pelas instituições financeiras quando fica comprovado que o interessado terá condições de arcar com o financiamento contratado.

Tendo em vista o importante papel da documentação no processo de financiamento, estar ciente de quais documentos são necessários e providenciar cada um deles é um importante passo em direção à aprovação do crédito.

Mas quais documentos são necessários para a aprovação de um crédito imobiliário? Para te ajudar na minuciosa tarefa de reunir a documentação, abaixo apresentamos uma lista de todos os documentos exigidos para o financiamento. Resguardar o envio de cada um dele é imprescindível, sob o risco de a análise de crédito ser interrompida e até mesmo cancelada.

Vejamos quais são eles:

• Documentos de Identificação
Os primeiros documentos da lista para a aprovação de crédito são o de identificação. São necessários o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira Funcional.

• Certidão Civil
Os próximos documentos são os de certidão civil, que devem ser tanto do comprador como de seus dependentes. Para tanto, devem ser apresentadas as certidões de nascimento, de casamento, com averbação do divórcio (se for o caso) e certidão de óbito, caso o cônjuge seja falecido.

• Comprovante de endereço atualizado
Outro documento que não pode faltar é a comprovação do endereço em que reside, que deve estar atualizada.

• Comprovante de Renda Formal
Depois de separados dos documentos de identificação e de endereço, é hora de organizar os comprovantes de renda formais. São necessários os 03 (três) últimos holerites, a carteira de trabalho e o Extrato de Fundo de Garantia (FGTS).

• Imposto de Renda
Se você está dentre aqueles que declaram o Imposto de Renda, então a declaração do Imposto de Renda também deve estar na documentação para aprovação do crédito imobiliário.

• Comprovante de Renda Informal
Além dos documentos considerados comprovantes de renda formal, há aqueles que são informais e também devem ser apresentados para a aprovação do crédito. São eles: 06 últimos extratos bancários, 03 últimos pagamentos feito no nome (conta de energia, internet, telefone, fatura de cartão de crédito, notas fiscais, declaração do imposto de renda).

Agora que você já sabe qual documentação é necessária para a aprovação do crédito imobiliário, é hora de reunir a papelada. Esse é o primeiro passo em busca do seu financiamento. Depois de vencer essa importante etapa, é a hora de conquistar seu imóvel próprio!

Gostou das dicas que preparamos para você? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a se organizarem para a solicitação de um crédito imobiliário.

Ah, e não se esqueça de conferir o que a AZM tem para você comprar o melhor imóvel: o seu!

Post Author: azm_blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *