Site Loader

Se você chegou neste artigo, com certeza já pegou ou está prestes a pegar as chaves do seu imóvel próprio. Essa é uma etapa incrível de realização, quando finalmente as chaves já estão em mãos e aquilo que antes era projeto agora tornar-se real e palpável!

É uma emoção indescritível, mas é também uma etapa cercada de dúvidas e incertezas. Quando você poderá se mudar? Já é possível realizar alguma personalização no imóvel? Quais são as minhas obrigações como proprietário a partir de agora?

As dúvidas são várias. Por mais simples que essas questões possam soar, é imprescindível saber exatamente o que fazer após ter suas chaves nas mãos, para garantir que as suas novas responsabilidades como proprietário sejam cumpridas, as garantias do imóvel sejam preservadas e a sua mudança seja tranquila.

Aqui você encontra um conteúdo completo e simplificado para saber exatamente o que fazer após pegar as chaves do seu imóvel.

Próximos passos após entrega definitiva das chaves

A primeira etapa é a de estruturação do condomínio. Neste momento, será decidido quem será a Administradora, a Taxa de Condomínio, a Taxa de Mudança e outras regras necessárias para a convivência.

Esse é o momento em que um novo grupo se organiza para viver em comunidade, respeitando todas as regras da Convenção de Condomínio.

A mudança definitiva poderá ocorrer na data que o síndico marcar. Mas, antes disso, você pode contratar serviços básicos e conferir a ligação da energia elétrica, água e gás. Lembre-se de que existe um procedimento interno e prazos de cada fornecedor para que os serviços estejam funcionando plenamente na data de sua mudança.

Por isso, tenha o cuidado de realizar todos esses procedimentos antes da data de mudança, assim você evita problemas futuros.

A importância de ler o Manual do Proprietário

Já na reunião de Entrega das Chaves, você recebe o Manual do Proprietário. A leitura desse documento é essencial para compreender tudo sobre seu imóvel e os critérios para preservar garantias e orientar suas atitudes.

Isso porque existem peculiaridades de cada empreendimento que precisam ser analisadas em seus projetos, como as questões estruturais que remetem cuidados que o dono do bem deve prezar para manter a garantia, além da integridade e segurança ou qualidade. Vale lembrar que no Manual constam regras importantíssimas de manutenção que devem ser seguidas exatamente como estão descritas, como por exemplo a impossibilidade de quebrar paredes em empreendimentos construídos através da moderna tecnologia de alvenaria estrutural , evitando perda de garantias e outros problemas.

Para ampliar o acesso a essas informações, a AZM disponibiliza diversos dados sobre o empreendimento, como por exemplo: projeto elétrico, arquitetônico e hidrossanitário. Tudo isso compilado em um aplicativo para cada empreendimento, onde toda a documentação necessária fica disponível de forma rápida e prática.

O acesso é realizado através de um QR-CODE, o que agiliza o processo para encontrar informações relevante, para você consultar antes de fazer qualquer reforma ou personalização no seu imóvel e ter mais segurança, evitando transtornos e aborrecimentos.

Gostou? Então compartilhe com quem também precisa conhecer os procedimentos que vêm depois de já se ter as chaves em mãos.

Aqui a AZM tem sempre boas dicas e orientações para você cuidar bem do melhor imóvel: o seu!

Post Author: azm_blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *