Site Loader

Impossível começar este assunto sem passar por dois clichês básicos da nossa cultura: o de que todo brasileiro tem “o sonho da casa própria” e “quem casa, quer casa”. Se você nunca se fez esta pergunta deve ter ouvido de alguém: o que vale mais a pena? Alugar ou comprar? É claro, a vida é feita de escolhas e elas são muito pessoais. Mas estamos aqui para ajudar você a clarear as ideias e tomar essa decisão tão importante com mais segurança.

 

PRIMEIRA REGRA

Busque orientação de uma equipe competente. Profissionais do ramo, sobretudo construtoras, oferecem uma gama de opções de imóveis e tipos de pagamentos que se encaixam em sua realidade. Quanto mais ofertas à disposição, maior a chance de você acertar na escolha do imóvel, tanto para investimento quanto para moradia.

 

A DÚVIDA SOBRE O ALUGUEL

Ainda é muito comum optar pelo aluguel, talvez pela praticidade ou urgência na disponibilidade do imóvel. O que é preciso refletir é que o apartamento ou casa alugados não são seus e o dinheiro gasto mensalmente não retorna em benefícios a longo prazo. Quase sempre o valor do financiamento é semelhante ao que se pagaria pelo aluguel, por isso é uma vantagem pensar que seu dinheiro está saindo do “bolso” para pagar por algo que já tem seu nome.

Também não é permitido, sem o consentimento do dono, qualquer tipo de alteração. Qualidade de vida é a palavra chave, ter um cantinho todo seu faz toda a diferença e você poderá investir no seu conforto.

DINHEIRO NA MÃO

Pelo histórico financeiro do nosso país é possível afirmar que é difícil uma pessoa ter o valor total de um imóvel guardado no banco. Isso porque o hábito de poupar dinheiro não é comum para nós. Mas suponhamos que você tenha salvado uma grana por um tempo ou ganhou um montante e tenha uma quantidade significativa de dinheiro. O primeiro pensamento pode ser: VOU COMPRAR UM IMÓVEL À VISTA.

Neste cenário, buscar uma construtora também é uma boa opção para comprar um imóvel na planta ou que esteja em fase de construção, com condições de pagamento mais vantajosos. Apartamentos na planta, por exemplo, são a pedida ideal para quem quer pensar  em um investimento a longo prazo, para aqueles que não têm urgência de se mudar  e terão um tempo para organizar as parcelas do financiamento, caso a quitação não tenha sido realizada.

 

 

De acordo com especialistas, imóveis tendem a passar por uma valorização de cerca de 20% em menos de 10 anos. Está aí mais um motivo para investir em um teto somado ao documento quem tem sua assinatura. Se a insegurança sobre o financiamento está batendo, há recursos, como por exemplo, seguros que podem ser feitos para automatizar a quitação, como o seguro de morte. Se o proprietário vier a falecer ou ficar inválido, o imóvel pode ser quitado. É preciso pagar por isso, mas pode ser um ponto a ser refletido.

 

NA PONTA DO LÁPIS

Procurar orientação profissional é o segredo na hora de escolher o seu melhor imóvel. O mercado imobiliário está em constante crescimento. É só “parar e reparar”: Há 10 anos, locais que eram meros terrenos vazios hoje abraçam empreendimentos e até bairros inteiros. Aplicar sua poupança  ou parte do seus rendimentos, em algo que fará parte da sua história vale muito a pena. É o desejo de muitos, mais perto de você.

 

Post Author: azm_blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *